6 de out. de 2008
Gênero: Música Erudita (Música do Século XX), Balé
Ano: 1913
País: Rússia
Comentário: Ígor Fiódorovitch Stravinski (1882-1971) foi um dos mais influentes nomes da música do século XX, considerado pela Time uma das cem pessoas mais influentes do século. Sua carreira como compositor foi notável por sua diversidade. Esa peça foi estremamente importante na história da música, e da arte, pois ela foi um divisor de águas.
A Sagração da Primavera é um balé em dois atos, e estreou em 1913. É considerada a obra que marca o início do modernismo na história da música. Feita sob encomenda para os Balés Russos de Diaghilev, teve sua Premiére no dia 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris.
A Sagração mostra uma Rússia pagã, e conta a história da imolação de uma jovem que deve ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo. A obra subdivide-se em duas partes principais: A adoração da terra, e o sacrifício. Ela possui uma exótica abordagem rítmica, desafiando bom número de regras e contestando tudo que se conhecia até então, fora o fato de que a dança era completamente estranha e grotesca, ela não possuía movimentos leves que se via nos balés tradicionais até então. Os dançarinos apareciam curvados, se moviam de maneira tortuosa, e mantinham os pés curvados para dentro. Tudo isso fez com que a obra causasse um escândalo memorável na capital francesa. A sua estréia causou um tumulto enorme, com pessoas se batendo e xingando na platéia, e a mesma teve que ser interrompida após cinco minutos (!!!!!) após o início.
Só por isso já vale a pena! \o/
Tracklist
01. Rite of Spring - L'Adoration de la Terr
02. Rite of Spring - Le Sacrifice
Download
0 comentários:
Postar um comentário