Friederich Nietzsche - Assim Falava Zaratustra

10 de out. de 2008

Ano: 1885
País: Alemanha

Resenha:

Assim Falou Zaratustra (em alemão Also sprach Zarathustra) é um livro, iniciado em 1885 pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que influenciou significativamente o mundo moderno. O livro foi escrito originalmente como três volumes separados em um período de vários anos. Depois, Nietzsche decidiu escrever outros três volumes mas apenas conseguiu terminar um, elevando o número total de volumes para quatro. Após a morte de Nietzsche, ele foi impresso em um único volume.

O livro narra as andanças e ensinamentos de um filósofo, que se auto-nomeou Zaratustra após a fundação do Zoroastrismo na antiga Pérsia. Para explorar muitas das idéias de Nietzsche, o livro usa uma forma poética e fictícia, freqüentemente satirizando o Novo testamento.

O centro de Zaratustra é a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de Übermensch, literalmente "além-do-homem", normalmente traduzido como "super-homem". O nome é um dos muitos trocadilhos no livro e se refere mais claramente à imagem do Sol vindo além do horizonte ao amanhecer como a simples noção de vitória.

Amplamente baseado em episódios, as histórias em Zaratustra podem ser lidas em qualquer ordem. Zaratustra contém a famosa frase "Deus está morto", embora esta também tenha aparecido anteriormente no livro Die fröhliche Wissenschaft (A Gaia Ciência) de Nietszche.

Os dois volumes finais não terminados do livro foram planejados para retratar o trabalho missionário de Zaratustra e sua eventual morte.

Download Book

1 comentários:

disse...

(...)Para o solitário, o amigo é sempre o terceiro. O terceiro é a bóia que impede o diálogo de se afundar nas profundezas. Existem sempre demasiados abismos para todos os soltários. Por isso, aspiram a um amigo e à sua altura. Nossa fé nos outros revela aquilo que poderíamos desejar em nós mesmos. Nosso desejo de um amigo é o nosso delator. Muitas vezes a amizade serve apenas para saltar acima da inveja. E muitas vezes só atacamos e criamos inimigos para ocultar que nós mesmos somos vulneráveis(...)

Livro foda pra carai... \o