Crônicas do Vampiro - Anne Rice

13 de out. de 2008

Gênero: Literatura Estrangeira
País: E.U.A



Titulo original: Interview with the Vampire
Titulo no Brasil: Entrevista com o Vampiro
Ano de lançamento: 1976

Sinopse:

Essa é a história de Louis, de Pointe du Lac, sua jornada através do mundo mortal e imortal, narrada por ele mesmo, a um repórter. Louis conta como ele se transformou em um vampiro nas mãos do sinistro e radiante Lestat e como, relutante, ele foi ensinado a viver sua vida nas trevas. Sua história é contada através das ruas de New Orleans, definindo momentos cruciais, como a descoberta da esquisita jovem criança perdida Claudia querendo não machucá-la, mas confortá-la com os últimos sopros de humanidade que ainda habitam sua alma. Apesar disso, ele transforma Claudia em uma vampira, confinando sua paixão, vontade e inteligência no corpo de uma frágil criança. Louis e Claudia formam uma aliança aparentemente inabalável e entram em um acordo por um tempo no opulento French Quarter. Louis relembra do esforço de Claudia para entender sua existência e ambos alimentam um grande ódio por Lestat, que os leva à uma jornada pelo mundo atrás de outros seres como eles. Louis e Claudia estão desesperados por encontrar um lugar a que eles pertençam, achar outros que os entendam, que saibam o que eles são.
Então ambos viajam para a Europa, eventualmente visitando Paris e o prestigiado Teatro dos Vampiros - que é um grupo de vampiros fingindo ser mortais que fingem ser vampiros. Lá eles encontram o carismático e etéreo Armand, o qual os introduz na grande sociedade dos vampiros. Mas Louis e Claudia descobrem que encontrar outros como eles não faz com que as respostas às suas perguntas sejam achadas facilmente e, na verdade, isso traz um perigo inimaginável.
Originalmente Entrevista com o Vampiro começa como uma história curta, o livro se desenvolve conforme Anne Rice mergulha na sua narrativa, misturando o trágico às triunfantes experiências de vida de uma alma. O esforço dos personagens é capturado, também como as mudanças políticas e sociais de dois continentes. Esse livro também apresenta Lestat, o personagem mais forte de Anne Rice, uma desenvolvida mistura de atração e repulsão. O livro, cheio de descrições lascivas, é centrado no tema da imortalidade, mudança, perda, sexualidade e poder.
O manuscrito original de Entrevista com o Vampiro é bastante diferente da versão final publicada. Após os direitos autorais serem vendidos à editora Knopf, Anne Rice rescreveu o livro, adicionando toda a história do Teatro dos Vampiros e trazendo Lestat de volta após sua suposta morte.
É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice.



Titulo original: The Vampire Lestat
Titulo no Brasil: O Vampiro Lestat
Ano de lançamento: 1985

Sinopse:

O vampiro Lestat, de Lioncourt, primeiramente encontrado em Entrevista com o Vampiro, tinha sua própria história para contar. O segundo livro de Anne Rice das Crônicas do Vampiro, segue Lestat através dos tempos ao passo que ele conduz sua própria procura por suas origens e em achar algum sentido no que aconteceu a ele. Diferente do cruel e sombrio Lestat que nós observamos no livro anterior, esse revela uma figura simpática que possui um jeito singular de combinar sua moralidade, romantismo e bravura. Desperto nos anos 80, depois de passar meio século em hibernação, Lestat se aborrece ao passar por uma livraria e encontrar Entrevista com o vampiro à venda. Ele quebra o código de silêncio dos vampiros ao escrever a sua história e se transformar numa estrela do rock, enfeitiçando milhares de fãs.
Narrado em forma de autobiografia, o romance acompanha o vampiro através dos séculos enquanto ele busca sua origem e um significado para sua existência. A história nos transporta, sem esforço, de volta a França pré-revolução, no século XVIII, o mundo da infância aristocrática de Lestat. Assim ele conta sua história, de seu esforço quando criança contra seu pai através da antiga França livre, como ator no mundo cênico de Paris, até sua transformação em um vampiro. A partir desse ponto ele vai procurar entender quem é e de onde vem. Como um detetive, sai em busca de pistas que o levarão aos vampiros ancestrais, o elo perdido dos bebedores de sangue.
Viajamos com Lestat enquanto ele procura por outro vampiros, algumas vezes sozinho, outras vezes com a inesquecível Gabrielle ou com o devastador Nicolas. Lestat circula pela Europa procurando por suas origens e por pistas do nascimento do vampiro, mas ele acha que as respostas escapam de sua mente. Através de suas procuras e viagens, ele também cultiva alguns vampiros inimigos que acham que suas viagens atrapalharão sua coexistência com os mortais, ou que ele aspira controlar todos eles. E quando Lestat finalmente acha o primeiro vampiro, ele também acha sua verdade, acordando forças antigas e a ira de seus inimigos. Lestat que era o caçador, agora é a caça.


Titulo original: The Queen of the Damned
Titulo no Brasil: A Rainha dos Condenados
Ano de lançamento: 1988

Sinopse:

Terceiro livro das Crônicas de Vampiros, A Rainha dos Condenados desenvolve-se dentro de três linhas de história.
O astro de rock Vampiro Lestat prepara-se para um concerto em San Francisco, sem a menor idéia de que centenas de vampiros estarão entre os fãs aquela noite. Eles estão seriamente comprometidos em destruir Lestat, pois este arriscou a segurança e o sigilo da existência de todos os vampiros.
O sonho de um grupo de homens e mulheres, vampiros e mortais, no mundo todo é interrompido por um misterioso sonho: gêmeos de cabelos vermelhos sofrem uma inexplicável tragédia. Todos os que tiveram esse sonho, como se puxados por alguma força, vão se aproximando cada vez mais um do outro... mais perto eles ficam, mais claro vai se tornando o pesadelo. Alguns morrem no caminho, alguns sobrevivem para enfrentarem seu terrível destino, construído ao longo de sua peregrinação.
A jornada de Lestat para as profundezas de uma caverna, localizada sob uma ilha grega, em busca das verdadeiras origens dos vampiros, acaba por acordar Akasha - "A Rainha dos Condenados" e mãe de todos os vampiros- de um sono de mais de 6000 anos. Acordada e com ódio, Akasha planeja salvar a humanidade de sua própria sina elevando a ela mesma e seu escolhido filho/amante ao patamar de Deuses.
Quando essas três histórias se unem, a origem e a cultura dos vampiros é revelada, assim como toda a extensão de seus efeitos sobre o mundo mortal. As tramas se mesclam no século XX, quando o destino de vivos e mortos vivos e rescrito.
Aqui, há vampiros para todos os gostos. Jovens e delinqüentes, como Baby Jenk, da Gangue das Garra, românticos como Armand e Daniel, estudiosos como Jesse, que investiga para a organização conhecida como Talamasca, a história desses seres estranhos, imortais misturados entre mortais, para quem sangue, sexo e morte são elementos indissolúveis do dia-a-dia.



Titulo original: The Tale of the Body Thief
Titulo no Brasil: A história do ladrão de corpos
Ano de lançamento: 1992

Sinopse:

No quarto livro das Crônicas do Vampiro, um desconhecido persegue Lestat em vários lugares do mundo, Veneza, Hong Kong, Miami, Londres, Paris inclusive no Rio de Janeiro. Ele é Raglan James. é um caçador de vampiros e um formidável adversário para Lestat. E ele oferece a Lestat a possibilidade de, temporariamente, trocar de corpo com um jovem mortal. É a oportunidade de Lestat voltar a sentir as sensações de um mortal. É a chance de Raglan James experimentar os poderes de um imortal.
Contra o conselho de Louis, Lestat aceita e descobre que ele odeia tudo sobre o ser-humano. Mais tarde ele descobre que James desapareceu com seu poderoso corpo. Louis, então, recusa-se a ajudar Lestat a se transformar novamente em um vampiro. Dessa forma ele procura por um mortal para o ajudar a desfazer a troca de corpos. Lestat então se enfronha no candomblé e espiritismo, pelas mãos de David Talbot, um amigo mortal que recusa sua oferta de sangue negro.
Anne Rice escreveu grande parte desse livro enquanto viajava num cruzeiro no Caribe.




Titulo original: Memnoch the Devil
Titulo no Brasil: Memnoch
Ano de lançamento: 1995

Sinopse:

No quinto livro das Crônicas do Vampiro, Lestat está procurando por Dora, a linda e carismática mortal, filha de um grande traficante de drogas. Dora sensibilizou Lestat como nenhum mortal havia feito antes, e ele não consegue ficar longe dela. Ao mesmo tempo, ele está profundamente consciente de que o demônio sabe quem ele é e deseja algo de Lestat. Enquanto ele divide-se entre o mundo vampírico e o amor por Dora, Lestat é envolvido por Memnoch, que diz ser o demônio. Memnoch apresenta a ele oportunidades inimagináveis: testemunhar a criação, visitar o purgatório, ser tratado como profeta. Lestat se vê dividido entre Deus e o Diabo. Em quem ele acredita? A quem ele serve? Qual é o elemento da fé religiosa? Ele está surpreso diante de uma decisão final.
Nessa viagem de extremos, a autora propõe algumas situações que podem incomodar aos mais impressionáveis, mas que certamente tornam a leitura mais instigante. Memnoch conta a sua história: era um arcanjo escolhido por Deus para acompanhar o começo da criação mas cai em desgraça, quando se recusa a aceitar a indiferença divina com os homens, relegados aos mais diversos sofrimentos. Lestat se encontra diante do argumento de que um Deus misericordioso não permitiria que suas criaturas vivessem em meio a tanta crueldade e injustiça. E que afinal, o diabo seria o único tentando salvar as almas através do purgatório.
Segundo Anne Rice, numa carta aberta aos seus fãs na Internet, o livro mexeu muito com ela: "Usei muitas blasfêmias, mas você tem que amar muito a Deus para ser um verdadeiro herege." Heresia ou não, os fãs adoraram.




Titulo original: The Vampire Armand
Titulo no Brasil: O Vampiro Armand
Ano de lançamento: 1998

Sinopse:

No sexto livro das Crônicas do Vampiro, Tudo começa onde o romance Memnoch (quinto livro da série) termina. Vampiros do mundo inteiro estão reunidos em torno de Lestat, prostrado no chão de uma catedral, não se sabe se morto ou em coma. Enquanto reflete sobre a condição de Lestat, Armand é convidado pelo jornalista David Talbot para contar a sua vida. A narrativa passa então abruptamente para o século XV, em Kiev Rus - uma cidade em ruínas dominada pelos mongóis onde Armand vive a sua infância - e depois para Constantinopla, onde ele é vendido como escravo por caçadores tártaros. Seu comprador é um Marius, um misterioso pintor veneziano (também vampiro). Ele é quem dará a Armand o dom da imortalidade.
A autora descreve em detalhes o sensual relacionamento do ainda mortal Armand com o seu mentor e a conseqüente transformação do pupilo em vampiro. Quando esta finalmente ocorre, as cenas fortes de sexo são substituídas pelo questionamento de Armand, forçado a escolher entre a imortalidade adquirida e a salvação de sua alma. O romance descreve cenas de luxo e elegância no suntuoso palácio renascentista de Marius, em Veneza, passa para mirabolantes aventuras e cultos diabólicos na Paris do século XIX, até chegar à Nova Orleans de hoje.



Titulo original: Merrick
Titulo no Brasil: Merrick
Ano de lançamento: 2000

Sinopse:

No setimo livro das Crônicas do Vampiro, Anne Rice passa a amalgamar o universo dos vampiros, com o das bruxas das Cronicas Mayfair, outra saga de sucesso da escritora. Exatamente quando você pensou que era seguro um sugador de sangue sair das sombras em New Orleans, juntamente aparece Merrick Mayfair, bela octorron cujo voodoo pode transformar o mais durão dos vampiros em uma marionete dançando com ela num compasso assustador.
David Talbot e Louis de Pointe du Lac conversam no velho salão da casa de Lestat, em Nova Orleans. O atormentado e belo Louis pede ao colega que acione a bruxa Merrick para que ela o ajude a estabelecer contato com Cláudia, a vingativa criança-vampiro. É a partir dessa cena que Anne Rice retoma os famosos personagens da bem-sucedida série de crônicas vampirescas para discutir a imortalidade e os mistérios da existência.
Talbot foi líder da Talamasca, uma organização secular para estudos de fenômenos psíquicos e paranormais. Frente ao pedido de invocação do espírito de Cláudia, carbonizada pela exposição ao sol no clássico Entrevista com o vampiro, ele conta que conheceu Merrick quando a criança, de apenas dez anos, descendente dos bruxos Mayfair, ficou órfã e passou a ser responsabilidade da Talamasca. A pequena bruxa tornou-se uma belíssima mulher, sensual, instruída e poderosa.
A convivência com Merrick fez surgir em David uma paixão avassaladora, porém impossível. Primeiro pela considerável diferença de idade - ele tinha setenta anos, ela, 24 - e, segundo, pela sua condição de vampiro. Logo após ter sua alma transferida para o corpo de um rapaz, por obra do Ladrão de Corpos, recebeu contra a sua vontade o Sangue Negro e passou a ser autor das histórias que envolvem seres como ele. Seu Mestre e Criador, o sedutor Lestat, vive agora relegado a uma espécie de coma, após o encontro com o demônio Memnoch. David, portanto, não pode contar com sua ajuda na luta contra o desejo de imputar à Merrick o fardo da imortalidade. Por ter vivido como humano até a velhice, a sexualidade tem em David-vampiro uma outra significação.
A Louis, cabe a obsessão e o sentimento de culpa na sua busca por Cláudia, menina cuja condição de mortal foi interrompida por ele, e cujo espírito pode vagar nos incertos caminhos de um sofrimento impensável.
Anne Rice traz para o leitor a tradição dos Mayfair, os mistérios do vodu, do candomblé e de uma civilização cujos tesouros e artefatos mágicos escondem-se numa caverna na selva da Guatemala. Merrick, Louis, David e Lestat empreendem uma nova jornada rumo à compreensão da vida e da morte, preocupação não só dos humanos, mas também das criaturas sobrenaturais. Ao mesmo tempo, amam-se intensamente, e esforçam-se na manutenção e no exercício desse amor.




Titulo original: Blood and Gold
Titulo no Brasil: Sangue e Ouro
Ano de lançamento: 2001

Sinopse:

No oitavo livro das Crônicas do Vampiro, a mestra do terror gótico moderno, Anne Rice, conta a história de dois de seus fascinantes e enigmáticos personagens, Marius e Thorne, poderosos Filhos das Trevas. O primeiro deseja vingança contra um antigo inimigo, enquanto o segundo anseia pelo reencontro com sua criadora. Revelando o sombrio mundo dos seres imortais, Sangue e ouro aborda os sofrimentos inerentes à vida eterna.
Marius carrega consigo mórbidos segredos. Durante séculos fiel guardião de Akasha e Enkil, criadores de todos os vampiros, exerce papel decisivo nos fatos narrados pela autora no clássico A rainha dos condenados. Ele foi um dos poucos vampiros capazes de aplacar a fúria da Mãe, desperta pelas peripécias de Lestat, e, assim, salvar os Filhos das Trevas da extinção.
Thorne, o vampiro viking, decidido a viver adormecido numa caverna nas terras geladas do Norte, é atormentado com visões da rebelião descrita justamente em A rainha dos condenados e da qual tomou parte Marius. Em seu sono, vê Maharet, a criatura que o transformou em bebedor de sangue, e a luta desta com Akasha, de quem ela usurpou o Cerne Sagrado, energia máxima dos imortais. Acompanha Lestat, que revelou com sua música segredos proibidos e seculares. Fato que provocou a ira da Rainha e atingiu os vampiros, dizimando os jovens e enfraquecendo os velhos. Thorne não compreende os acontecimentos. Acorda do seu estado letárgico e parte para a cidade, onde ouve o chamado de Marius.
O ex-mestre de Lestat leva Thorne para casa e o auxilia na sua reintegração ao mundo moderno. Apaixonado por sua criadora, o viking contará com a ajuda do amigo para reencontrá-la. Marius conta toda a sua história: foi senador imperial em Roma, um filósofo criador de leis, e tornou-se Deus do Sangue ao ser raptado pelos druidas. Marius esclarece a Thorne os incidentes que movimentaram as sintonias vampirescas. Por ter sido protetor de Akasha e Enkil, oferece um ponto de vista privilegiado dos fatos que envolveram Lestat e das turbulências sobrenaturais dos diversos conflitos do mundo dos vampiros.
Anne Rice evoca a grandiosa história do império romano, sua derrocada, a mística cidade de Constantinopla, a experiência de beleza com a Renascença, o amor de Marius por Botticelli, sua paixão por Pandora e muitos outros feitos que cabem nos mais de dois mil anos de existência do personagem-narrador. Roma, Florença, Veneza, Dresden e Londres são cenários para a fantástica história, tendo como ponto culminante o confronto final com Akasha.
O leitor é depois levado ao ápice: os tempos atuais, onde Marius, numa floresta fechada, busca um sentido de justiça por intermédio dos mais antigos vampiros do mundo.




Titulo original: Blackwood Farm
Titulo no Brasil: A Fazenda Blackwood
Ano de lançamento: 2002

Sinopse:


No nono livro das Crônicas do Vampiro, Anne Rice, a grande dama do gótico moderno, nos apresenta Tarquinn Blackwood, um jovem sedutor e excêntrico, é o único herdeiro da imensa propriedade às margens do Pântano de Sugar Devil que leva o nome de sua família. Com suas imensas colunas de mármore, salas de estar ricamente mobiliadas e recantos sombrios, a Fazenda Blackwood esconde muito mais do que velhos segredos de uma dinastia agora decadente. Fantasmas e outras criaturas tão poderosas quanto antigas vagam pelas aléias semi-abandonadas e corredores sombrios da propriedade, interferindo nas vidas dos moradores e visitantes.
Assim, Quinn, como é conhecido pelos mais próximos, é assombrado desde criança por um duplo a quem chama de Goblin. Único amigo do rapaz durante sua solitária infância, com o passar dos anos o espírito torna-se cada vez mais manipulador e poderoso, transformando a vida do já atormentado Quinn em uma jornada opressiva e aterradora. Porém, o pior acontece quando o jovem recebe o Dom das Trevas, sendo transformado em um vampiro. O poder e a fúria de Goblin se intensificam, transformando-o em uma ameaça não apenas para Quinn, como também para todos aqueles a quem ele mais ama.
Abandonado por aquele que o transformou, possuidor de um dom o qual ainda não sabe como controlar e atormentado pelas ameaças constantes de Goblin, Quinn vê como única saída procurar o célebre vampiro Lestat em Nova Orleans e clamar por ajuda. Ele leva Lestat para a fazenda Blackwood e, lá, começa a narrar a história de sua família, que se confunde com sua própria história. A saga dos Blackwood levará o leitor da Nova Orleans dos dias de hoje até a antiga Pompéia, passando pela Nápoles do século XIX, em uma vertiginosa teia de traição, mistério e sangue.
Em A fazenda Blackwood, Anne Rice reúne mais uma vez suas duas das séries de horror mais bem sucedidas de nossos tempos, as Crônicas Vampirescas e a saga das Bruxas Mayfair, através da figura da jovem e misteriosa Mona, herdeira da fortuna e dos poderes sobrenaturais da família Mayfair, que mantém uma relação voluptuosa e proibida com Quinn, o que faz com que ela se torne mais um dos alvos da fúria de Goblin.
Uma história sobre jovens que se tornam adultos, a perda da inocência e a busca pelo amor, A fazenda Blackwood mostra Anne Rice em sua melhor forma. Mesclando banhos de sangue, cenas com alta carga de erotismo e a lascívia inerente às Crianças da Noite, a autora compõe a saga de um jovem em busca de sua verdadeira identidade, criando um inesquecível conto de mistério, luxúria e morte.

Download Book





Titulo original: Blood Canticle
Titulo no Brasil: Cântico de Sangue
Ano de lançamento: 2003

Sinopse:

Anne Rice continua suas maravilhosas Crônicas Vampíricas em um novo romance que começa na partida da Fazenda Blackwood— e conta a história da busca de Lestat pela redenção, bondade, e o amor de Rowan Mayfair.
Bem-vindos de volta à Fazenda Blackwood. Aqui estão reunidos todos os brilhantes elementos que constituem os dois mundos de vampiros e bruxas: Mona Mayfair, a qual veio à fazenda para morrer e é introduzida na Imortalidade, Julian Mayfair, guardião da família, determinado a atormentar Lestat eternamente pelo que ele fez a Mona; Rowan Mayfair, brilhante neurocirurgiã e bruxa, a qual se encontra perigosamente num impasse perante o todo-poderoso Lestat; seu marido, Michael Curry, herói das Crônicas Mayfair, que busca o auxílio de Lestat com a insanidade temporária de sua esposa; Ash Templeton, um Taltos de 5.000 anos o qual deu um filho à Mona; e Patsy, a cantora de música country, que retorna para vingar sua morte nas mãos do próprio filho, Quinn Blackwood. Encantadoramente, no centro da trama o Vampire Lestat, outrora encarnação do mal, agora tentando transformar-se depois do que houve com Memnoch, o Demônio. Ele luta contra seu vampirismo e anseia pela pureza e amor, enquanto salva o fantasma de Patsy da Escuridão, descobre o mistério de Taltos e generosamente decide o destino de sua amada Rowan Mayfair.
Uma história de amor e lealdade, de busca por paixão e esperança, Cântico de Sangue é o melhor de Anne Rice.

0 comentários: